Vereadores participam de assinatura para construção de creches em Ribeirão

Cada unidade deve atender até 188 crianças em dois turnos ou 94 em período integral
Vereadores participam de assinatura para construção de creches em Ribeirão

Fotos: Divulgação Presidência

O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Igor Oliveira (MDB), e a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), participaram na manhã de hoje (24) da assinatura para construção de duas creches na cidade.

Com início neste ano, o término das obras está programado para dezembro de 2019. Através de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Ministério das Cidades, o investimento para execução das construções soma R$ 4.402.544,54, com contrapartida de R$ 173.201,47 da prefeitura de Ribeirão Preto.

Cada unidade vai atender até 188 crianças em dois turnos (matutino e vespertino), ou 94 crianças em período integral.

"As vagas em creches são uma reivindicação constante de todos os vereadores da Câmara Municipal junto ao Executivo. Somos procurados todos os dias pela população. Por isso é de extrema importância que ainda mais creches sejam construídas e a fila por vagas diminua" – disse Igor Oliveira.

A fila a que se refere o vereador possui atualmente três mil crianças mas já foi maior, chegando a mais de 4 mil.

"Para muitos pais e mães, essas creches são sinônimo de alívio, de esperança e claro, de alegria. A complexidade do caso envolve a Prefeitura, a Câmara, a Justiça, mas principalmente a vida do ribeirão-pretano que depende desse benefício para educar seus filhos" – comentou o presidente.

Segundo a Prefeitura, as creches serão construídas utilizando projeto padrão Tipo 2 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), projeto que possibilitará ampliações futuras. Também será responsabilidade da prefeitura municipal mobiliar e equipar as unidades.

"Se essas fossem creches privadas, para que cada criança estivesse aqui, os pais teriam que desembolsar em média 800 reais. Uma realidade que não pertence a esmagadora maioria da nossa gente e preocupa, segundo uma pesquisa de opinião, veiculada no último dia 21 de agosto, 46% do povo do estado de São Paulo. Essa é a segunda maior preocupação atrás da saúde, com 70% e a frente da segurança pública, com 45%. Ou seja, as pessoas querem o básico para viver bem, saúde e educação – disse Igor.

Escola Dr. Celso Charuri completa 18 anos

A assinatura para construção das creches aconteceu na Escola Dr. Celso Charuri que hoje completa 18 anos da inauguração.

O local, inaugurado em 24 de agosto de 2000, por meio de parceria entre Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Senai-SP e Pró-Vida (Central Geral do Dízimo), tem ênfase em um modelo de atuação social com base na formação técnica e profissional para formar jovens e conduzi-los ao mercado de trabalho.

Além do ensino profissionalizante, a unidade oferece aos alunos temas como cidadania, ética, saúde, meio ambiente, segurança, convívio social e profissional, qualidade e integração com empresas, escolas e comunidade. A Celso Charuri atende jovens com idade de 14 a 17 anos incompletos e adultos desempregados, com emprego temporário ou em situação de risco, pessoas em condições especiais, com deficiências ou não.

"O trabalho desenvolvido na escola é fundamental para a formação de cidadãos preparados para o mercado de trabalho e principalmente para a vida. Quero parabenizar a todos pelo belo trabalho desenvolvido" – finalizou Igor.

Por Assessoria Presidência